sábado, 9 de junho de 2007

Ana Maria (Meus personagens, 3)


A Ana é a melhor amiga da Vera.
Só esta credencial bastaria para que eu já a olhasse com olhos de querer gostar.
Mas a Ana é um reservatório de surpresas fantásticas. Parece brava às vezes, mas é só pra esconder uma gaiatice amorosa e inteligente, própria da sua personalidade forte, abrangente.
Como a Vera, gosta de cuidar... mas finge que não cuida. Só finge, de rabo-de-olho.
Quando eu estava por lá, a Ana ganhou um gato. Um bebêzinho ainda dengoso, mal desmamado. Ainda não o conhecíamos, mas numa bela sexta-feira estávamos eu e a Vera na estrada, ela a caminho de Ponte de Lima e eu de carona até Coimbra, quando liga a Ana, a perguntar como devia chamar-se o gato.
Disparei, palmaniacamente: - Jeremias, claro! O fora-da-lei!
Parecia que ela nem tinha gostado. Sucederam-se mil outras sugestões, eu e a Vera praticando o nosso melhor brainstorming onomástico: Frederico, Jonas, Custódio, Cristóvão e muitos, muitos mais.
Falamos, desligamos, seguimos viagem, eu esbaforidíssima porque estava atrasada (de novo!) pros meus encontros em Coimbra... Quando a Vera estava por me deixar no hotel, liga de novo a Ana.
- Quer saber? Ficou mesmo Jeremias!
Assim a Ana deu-me o imenso prazer de batizar o gajo, quer dizer, o gato... e a partir de então sinto-me comadre, fazer mesmo o quê?...
A Ana explode de vida (e também em tintas e cores), trabalha o dia inteiro, à noite dá aulas de arte, participa de tudo o que lhe cai à mão, é um verdadeiro furacão de energia e vontade. E é de uma meiguice que ela tenta disfarçar, mas não tem jeito, a gente percebe pelo cheiro até.
Com a Ana ri-se muito, a bandeiras despregadas. Tem prazer na brincadeira, na alegria pura dos amigos. E escuta como ninguém. Abriu-me o coração, o sorriso, o abraço. Com sua bênção senti-me acolhida, integrada, aceita.
E não foi difícil entender por que a Vera - assim como toda a torcida portuguesa! - gosta tanto dela.

3 comentários:

isabel disse...

Eu não me perdoo!!

Olha, vou ja fazer uma proposta: volta em Setembro?

Beijinhos Mau

o alquimista disse...

Ditosos são os amantes ao fim do dia, não deixam sombra na noite, trocam palavras, juras em harmonia, e o encanto floresce à cadência da palavra, explode no peito com fome de beijo, solto...

Uma maravilhosa semana para ti


Doce e terno beijo

Ana disse...

Obrigado Maurette pela generosidade com que me viste... fiquei babada e fica com o meu mail para trocarmos palavras
jessica1958@gmail.com
Beijos grandes
Ana