quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Meu novo ídolo

Pessoal, quero que conheçam o meu novo ídolo: Bruno Aleixo, o personagem de humor que está revolucionando o gênero em Portugal e por aqui também.

Criado pelo trio de jovens humoristas João Moreira, Pedro Santo e João Pombeiro, o Aleixo é uma crítica contundente às paranóias urbanas e à xenofobia. Mal-humorado, politicamente incorreto, Bruno a plêiade de personagens que o acompanham é uma prova da vitalidade cultural de uma garotada que, longe de ser alienada, está ligadíssima nas transformações que o nosso mundo exige.

Deixo aqui um dos capítulos da série "Bruno Aleixo na Escola", que mostra que a criaturinha já era fogo na roupa desde a infância.

Bruno Aleixo tornou-se um must a ponto de ganhar um programa só seu, na emissora portuguesa Sic Radical, dedicada ao público jovem. De um começo tímido na internet, com uma história propositadamente obscura e cheia de lacunas, Bruno é dado a conhecer pela série "Os conselhos que vos deixo", presumidamente póstuma; pouco tempo depois, com a série "As mensagens que deixo pra você", gravadas diretamente do Rio de Janeiro, dá-se a entender (como sempre, tudo tem uma nebulosidade calculada e interessante) que ele teria simulado sua morte e fugido para o Rio de Janeiro. (Explica-se: um dos autores, João Moreira, é filho de uma brasileira, tem família por aqui e curte o nosso clima).

Mais tarde, ao ganhar o seu programa, Bruno aparece de cara nova e, em conversa com seu amigo Busto (um busto falante de Napoleão, hilariante), afirma que "teve problemas com uns americanos, o George e o Lukas", embora o Busto insista em que ele teria feito uma cirurgia para mudar a cara por causa de um queixo duplo. Na verdade, em suas primeiras versões, o Bruno - que não se sabe se é bicho, gente, mutante ou o quê - foi caracterizado como um "ewok". Por isso é que o George e o Lukas ficaram bravos (leia-se o diretor americano George Lukas, criador e detentor dos direitos da série "Guerra nas Estrelas").

Vejam com seus próprios olhos quem é o Bruno Aleixo! E sintam a força do renovador humor português!

5 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Lendo seu perfil, já podemos sentir a grandeza de ser que entrei hoje, meus cumprimentos, seu espaço abre a cultural atualidade dos dias de hoje, onde sua terra natal (Portugal), sou envolvida por laços indeléveis.
Voltarei mais vezes, e serei uma seguidora deste recanto agradável ,
com admiração,
Efigênia Coutinho

As Tertulías disse...

Olha só, a Efigenia Por aqui. Ela é sensacional! Querida, como sempre este prazer maravilhoso em ler e acompanhar tuaos opinioes e idéias... Que grato sou!
Um beijo
Ricardo

André Sebastião disse...

Hallo. Passe no Palmaníaco, vai gostar de algo que lá está.

Cumprimentos André

cristinasiqueira disse...

Olá,

De Tertúlias para cá foi um pulinho,apenas um clic.
Amo esta terra portuguesa e gostei do estilo...que bom existe estilo!
Com certeza adorarei voltar.

Com carinho,

Cris

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Descobri você no tertulhas...aqui é uma delícia.
Um abraço