domingo, 7 de dezembro de 2008

Meu caro Jorge (que ano!!!)

Capa do DVD de Jorge Palma - Cortesia: Blogue Palmaníaco

Como tão bem diz o João Pedro Pais em sua música-homenagem, Meu caro Jorge (Palma), que integra o cd "A Palma e a mão" e dá título a este post, o cavalheiro aí em cima tem mesmo uma força desmedida. Força na presença, na atitude, na maneira de ser. E, claro, nas muitas canções que parecem ter sido feitas para acompanhar a nossa vida.

Bem, posso dizer que chequei quase há pouco, se pensarmos nos 30 e tal anos de carreira do Jorge Palma. Costumo brincar (e ele dá boas risadas!) que "me deve 30 anos", pelo menos, de presença no meu imaginário. Tento recuperar, claro, mas nem tudo o que é vivido "depois" terá o mesmo sabor...

Mas o nosso Jorge Palma, que bom!, teve um 2008 incrível. Com o "Encosta-te a Mim" bombando, trabalhou como nunca, fez zilhões de concertos Portugal afora, gravou seu primeiro dvd, conquistou o Globo de Ouro português como melhor intérprete individual, lotou Coliseus e Campos Pequenos que são enormes (coisas de Portugal, claro). E há poucos dias casou com a Rita em Las Vegas, com as bênçãos de Elvis Presley! Quer melhor, em se tratando do Bob Dylan português???

Pois tem mais. No último dia 4, foi lançada sua primeira biografia em livro, de autoria do jornalista João Pedro Teixeira. Digo em livro porque na Wikipédia já existia uma brilhante cronologia escrita pelo musicólogo Tiago Videira, que analisou a fundo a obra jorgepalmiana depois de quase um ano de entrevistas e acompanhamento de suas turnês regionais, numa não menos brilhante monografia (ainda inédita) de conclusão de curso intitulada "Jorge Palma, um artista marginal".

A nova biografia tem, como um bônus especial, um interessante mergulho familiar que passa pelo meu país, o Brasil, e que nunca tinha antes sido mencionado. Jorge Palma tem quatro irmãos que vivem aqui: os dois mais velhos nasceram em Portugal, mas os dois mais jovens são brasileiros mesmo. O pai emigrou para cá na década de 70 com a segunda mulher, Teresa - por sinal grande amiga do Jorge de toda a vida - e os dois filhos então pequenos, Maria João e Miguel. Anos depois casou-se pela terceira vez, com a brasileira Leila - e teve mais dois filhos, Mário Gustavo e Laura. Quase todos os irmãos Palma vivem no Estado do Rio, em Saquarema e Campos, com exceção de Maria João, que ao casar-se foi viver em Caxias do Sul.

O ano de Jorge, rico em sucesso, experiências novas e mudanças positivas, veio confirmar e ampliar a dimensão de tudo aquilo que ele já significava para a música portuguesa. Aclamado por fiéis seguidores da sua geração e por um público impressionantemente jovem, que se sente retratado em suas músicas, ocupou e vem ocupando, com toda a justiça, a sua cadeira cativa de unanimidade nacional.

E por que não dizer internacional? Sim, porque o Brasil ainda não sabe, mas sente muita falta dele por aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse cavalheiro aí em cima ainda nos há de dar muitos momentos felizes, cara amiga... :))

SARAVÁAA!!




*Bjs portugas luminosos*