domingo, 15 de julho de 2007

Tiago Videira (Meus personagens, 5)


Feito de talentos.
É o mínimo que posso dizer sobre o Tiago Videira. Tantas possibilidades artísticas parecem não caber nos seus parcos 27 anos (que parecem 18), mas ele, não sei como, administra-as todas muito bem. É musicólogo, compositor de rara erudição e originalidade, poeta premiado, autor publicado, blogueiro muito perseverante... e sobretudo um interessado, ponto, pelas coisas do mundo em geral.
Conheci Tiago em viagens pela net em busca de Jorge Palma, há cerca de um ano. Em algum lugar li que ele tinha feito um trabalho sobre o músico, uma monografia de final de curso em parceria com uma colega... e mandei-lhe um email. Nada de resposta. Um dia resolvi adicioná-lo no msn. Desconfiado a princípio, não acreditou que eu tivesse enviado o primeiro email, mas eu expliquei minhas razões de fã e ele acabou compreendendo. Daí para cá fizemos grande amizade, trocamos figurinhas e venho me espantando a cada dia com a sabedoria, a inteligência e o conhecimento que dele jorram.
Em Portugal, Tiago foi o anfitrião perfeito para as vidas poéticas e paralelas da cidade de Lisboa: com ele observei muito do que há por trás das aparências, conheci inusitados sabores, assisti a recitais, contei as pedras da calçada do Bairro, fui ao Chapitô e ao Anima-te o Garfo - e ainda ganhei de presente o Pinhão e Casal de Loivos!
Tiago é um perspicaz crítico de música, com bagagem de fazer inveja. É seguro de suas opiniões, e como é estudioso descobre também mil segredos, desvenda referências, esmiúça as possibilidades de uma obra com consciência e respeito, sem ares de arrogância. É também um cidadão atento às grandes causas, que chama seus leitores no blog à consciência e à participação, quando realmente acredita em algo.
Os fusos horários do Tiago é que são muito particulares; fica acordado à noite, que é quando se inspira, escreve, cria, e em geral dorme até as três, quatro da tarde. Mais um mistério que me intriga: como é que esse encantador génio consegue fazer sua enorme criatividade caber nas poucas horas do dia que lhe restam após o sono... Mas que ele é mágico, ah isso é!
Como companhia é simplesmente um encanto, tem o maior interesse pelo outro, e entre nós os assuntos nunca se acabam. Chegamos a um ponto em que, se interrompemos a conversa aparentemente sem razão, é porque um sabe que o outro está ocupado com alguma outra coisa e depois volta normalmente, retomando tudo de onde parou. É como se não houvesse intervalo.
"Jorge Palma, um artista marginal", o trabalho de fim de curso que nos aproximou, é uma análise extremamente qualificada da obra de Jorge Palma até 2004, tanto do ponto de vista musical quanto poético. Merece, sem dúvida, ser publicado e divulgado, pois está na categoria de documento histórico sobre a música popular portuguesa.
Tiago ofereceu-me uma Lisboa única e particular, na sua interpretação autoral, que me transformou numa espécie de iniciada. Sua amizade, e tudo aquilo que me ensina todos os dias, são dádivas que cultivo com o maior cuidado e responsabilidade, para que floresçam com todo o sol a que têm direito e iluminem os canteiros cativos na alma.

2 comentários:

Musicologo disse...

wow!... agora fiquei meio sem jeito, né?... **

Orlando Gonçalves disse...

É bom conhecer pessoas assim que tomem partido, que tenham opiniões e que sejam inteligentes. Ainda bem que o destino vai trazendo assim destas alegrias.