segunda-feira, 30 de julho de 2007

Gente, espelho da vida, doce mistério!...


Tenho falado aqui dos meus personagens, mas acho que o título que escolhi hoje - que só poderia mesmo ter saído da cabeça de alguém brilhante como o Caetano Veloso - tem muito mais a ver com as grandes figuras que encontrei por Portugal.
O primeiro solo humano que pisei em terras lusas foi o povoado pelos amigos da Vera. E logo senti firmeza, como se diz aqui no Brasil. Já falei de alguns, mas o meu coração não me deixa esquecer de ninguém. O que cada um me trouxe não tem preço, e é único em si. Foram muitas noites a rir, a brincar, a festejar a vida numa confraria aberta (talvez eu tivesse, sem saber, alguma senha especial) e carinhosa, muito carinhosa o tempo inteiro.
Da esquerda para a direita, em instantâneos tomados ao sabor do momento, temos João Paulo, Sandra, Carla e Nuno. Todos fundamentais, hospitaleiros, inteligentes e alegres. Sim, porque para agüentar a doce "zoação" do pessoal há que ter, sempre, um imenso bom humor (aliás, imenso é palavra indispensável e das mais usadas no falar corrente dos dias portugueses).
O João Paulo, por exemplo, foi flagrado acima no nosso almoço de despedida, no Tromba-Rija. Nem precisa falar que todo mundo riu ao vê-lo cercado de copos (na maioria dos outros), mas ele não deu a mínima. A Sandra, casada com o Faria, também é muito brincalhona apesar desse jeitinho um tanto etéreo, que faz lembrar uma pintura de Botticelli. A Carla, coitada, é sempre o maior alvo das brincadeiras. A arquitonta, como a Vera a chama carinhosamente, é - segundo a opinião geral - a mais notívaga do grupo inteiro. Na verdade acho que os outros ficam é com uma ponta de inveja da sua disposição permanente para divertir-se. E além de tudo a danada cozinha bem, tem muito bom gosto, mora num estúdio que é simplesmente a sua cara e é super-acolhedora quando o assunto é amizade, antiga ou nova.
O Nuno, também muito festeiro e excelente cozinheiro, é o melhor amigo da Carla. E o coração é tão grande quanto a sua alegria de viver: cobriu-me de carinho, gentileza, amizade... e bacalhau, pois jamais vou esquecer aquele que me preparou, no imemorial e charmosíssimo sobrado onde mora, um verdadeiro cenário. Ah, e além de tudo é apaixonado pelo Brasil! E pela Barbra Streisand, como eu! Nossa farra juntos teve direito a dueto em Guilty e tudo, no melhor estilo Barbra/Barry Gibb!
Há muito mais gente portuguesa dentro de mim. Não deixei amigos, trouxe-os na alma. E falo sempre com quase todo mundo. Aos poucos eles me chegam de um jeito mais forte, transformados em palavras nesse meu diário... que é de viagem mas também é de música, ritmo, cheiro, lembrança, saudade - e sobretudo de gente. Por que gente é pra brilhar, como disse um dia Caetano numa linda canção, Gente, que faço muita questão de manter à flor da lembrança.

2 comentários:

isabel disse...

porque é que tenho a sensação de te ter conhecido?

beijos daqui

Ana disse...

fazia tempo que não vinha espreitar e como sempre adorei as discrições tão pessoas e tão intensas...
O Jeremias continua a fazer valer o seu nome e vai destruindo tudo o que lhe passa perto das patas... pormenor privé para não contar por aí... o Jeremias tem um testiculo preto e outro branco